ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS DEBATEM NA CÂMARA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Alunos de escolas estaduais de Arapongas reuniram-se esta semana no plenário da Câmara Municipal para uma Audiência Pública com objetivo de discutirem e debaterem o Dia da Consciência Negra, comemorado no último domingo (20). A iniciativa partiu do vereador Levi do Handebol com apoio do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, que esteve representado pela coordenadora das equipes Multidisciplinares, Afife Maria dos Santos Mendes Fontanini.
A atividade ajudou a sensibilizar os alunos para a realidade presente, desenvolvendo o senso crítico e o aprendizado de valores éticos e morais. “O evento buscou promover uma reflexão acerca do Dia da Consciência Negra e sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil”, disse o vereador Levi do Handebol.
O presidente da Câmara, vereador Rubens Franzin Manoel (Rubão), saudou os presentes e destacou a importância do evento. “A nossa Casa sempre estará aberta para discussões que busquem promover reflexões sobre os mais diversos temas. Nesse caso específico, a importância do povo e da cultura africana no Brasil, tendo como foco o envolvimento da comunidade escolar na perspectiva da valorização das raízes culturais afro-brasileiras, dando maior visibilidade à luta do povo negro pela conquista da sua cidadania”, enfatizou.
O evento contou também com alunas da Escola Municipal José Bernardo dos Santos, que apresentaram uma dança afro conhecida como Maculelê, regidas pela professora Patrícia Scalone, e a participação do poeta Pedro Henrique de Sena Favero, declamando poesia de sua autoria, intitulada “Uma Luta pela Igualdade”.