Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / CÂMARA DE ARAPONGAS INSTALA OFICIALMENTE A PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER

CÂMARA DE ARAPONGAS INSTALA OFICIALMENTE A PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER

por Camara Municipal publicado 01/12/2022 11h13, última modificação 01/12/2022 11h13
CÂMARA DE ARAPONGAS INSTALA OFICIALMENTE A PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER

  A Câmara Municipal de Arapongas realizou esta semana, solenidade para instalação oficial da Procuradoria Especial da Mulher, no âmbito da Câmara Municipal. No evento, o presidente do legislativo, Rubens Franzin Manoel (Rubão) concedeu certificado designando a vereadora Meiry Farias como Procuradora Especial da Mulher, a vereadora Marilsa Staub Vendrametto, como Procuradora Adjunta e a servidora da casa, Janaína Caren Perez, como diretora.
 A Procuradoria, de acordo com a Resolução que a criou, tem por finalidade a defesa e a promoção da autonomia, empoderamento e representação das mulheres, bem como o enfrentamento a todas as formas de discriminação e de violência contra as mulheres. Também compete à ela, promover pela participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades da Câmara de Vereadores e, ainda: receber, acompanhar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra as mulheres; fiscalizar e acompanhar a execução de programas dos Governos Federal, Estadual e Municipal que visem à promoção da autonomia, empoderamento e enfrentamento à violência contra mulheres; fomentar a participação e representação das mulheres na política; cooperar e construir parcerias com organismos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, públicos e privados, Poder Judiciário e Ministério Público, voltados à implementação de políticas públicas para as mulheres.
 Ainda de acordo com sua competência, a Procuradoria deve promover pesquisas e estudos sobre a violência e discriminação contra as mulheres e todas as temáticas relacionadas, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídios às Comissões da Câmara. Deve ainda promover e implementar campanhas educativas, seminários e palestras no âmbito municipal; debater e posicionar-se sobre questões relacionadas às mulheres; propor e integrar a articulação de políticas em prol das mulheres nos órgãos governamentais e da sociedade civil.
  Os vereadores José Maria da Silva, Márcio Antonio Nickenig, Marcelo Junio de Souza, Antonio Aparecido Ribeiro dos Santos, Levi Xavier, Major Arduin e Rocriogo de Deus, prestigiaram a instalação da Procuradoria. Também participaram do ato, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, vice-prefeito Jair Milani, a prefeita em exercício de Sabáudia, Cristiane Viana dos Santos, a presidente da Câmara Municipal de Sabáudia, Leila Regina Pavezzi, Nívea Budny, procuradora da Câmara Municipal de Sabáudia,  GM Denice Amorim de Almeida, da coordenadoria da Patrulha Maria da Penha (Guarda Municipal de Arapongas), Padre João Ozório, vigário geral da Diocese de Apucarana, além de representantes da sociedade civil.