Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / SETEMBRO AMARELO: SERVIDORES DA CÂMARA ASSISTEM PALESTRAS SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E VALORIZAÇÃO DA VIDA

SETEMBRO AMARELO: SERVIDORES DA CÂMARA ASSISTEM PALESTRAS SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E VALORIZAÇÃO DA VIDA

por Camara Municipal publicado 24/09/2025 14h29, última modificação 24/09/2025 14h29
SETEMBRO AMARELO: SERVIDORES DA CÂMARA ASSISTEM PALESTRAS SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E VALORIZAÇÃO DA VIDA

No mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio, quando ocorre a campanha nacional Setembro Amarelo, a Câmara Municipal de Arapongas promoveu um ciclo de palestras reflexivas e informativas sobre o tema. As palestras foram ministradas pelo psicólogo Ericson Borges, pela assistente social Aline Tassiara e pelo enfermeiro Maicon Depieri.

O encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (24), foi voltado aos servidores da Câmara e teve como objetivo promover um espaço de acolhimento, escuta e informação sobre saúde mental, valorização da vida e a importância do diálogo como ferramenta de prevenção.

“Apesar de o assunto ser delicado, é importante falar sobre o suicídio e maneiras como preveni-lo. Quando entendermos que o suicídio é uma realidade e que pode afetar pessoas a nossa volta, fica mais claro que é fundamental conversarmos a respeito”, observou o presidente da Câmara, vereador Márcio Nicke, ao justificar a realização do evento aos servidores da Casa. “Este tipo de ação reforça o nosso compromisso com a defesa da vida, da dignidade humana e da conscientização social”, concluiu.

Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário. De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.

Além dos servidores, participaram do encontro os vereadores Simone Sponton, Luisinho da Saúde, Levi Xavier e Aroldo Pagan; o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Arruda e a diretora geral da secretaria de Saúde, Sandra Onofre.