Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / APROVADO PROJETO QUE PROIBE USO DA LINGUAGEM NEUTRA NAS ESCOLAS DE ARAPONGAS

APROVADO PROJETO QUE PROIBE USO DA LINGUAGEM NEUTRA NAS ESCOLAS DE ARAPONGAS

por Camara Municipal publicado 09/11/2021 14h01, última modificação 09/11/2021 14h01
APROVADO PROJETO QUE PROIBE USO DA LINGUAGEM NEUTRA NAS ESCOLAS DE ARAPONGAS

A Câmara Municipal de Arapongas aprovou esta semana, Projeto de Lei de autoria do vereador Rodrigo de Deus, que proíbe o uso de linguagem neutra ou não binária nas escolas públicas e particulares do município. O projeto foi aprovado por unanimidade. De acordo com o vereador autor da proposta, é garantido aos estudantes do município de Arapongas o direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas legais de ensino estabelecidas com base nas orientações nacionais de Educação, pelo Vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e da gramática elaborada nos termos da reforma ortográfica ratificada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O texto também inclui a proibição da linguagem neutra no Ensino Superior e nos Concursos para acesso aos cargos e funções públicas do município. Segundo o vereador Rodrigo de Deus, apesar de logica, a educação está em constante risco de ser influenciada por ideologias. Sendo assim, tal projeto de lei tem por finalidade estabelecer medidas protetivas ao direito dos estudantes do Município de Arapongas ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino.

O QUE É LINGUAGEM NEUTRA?
   A chamada linguagem neutra é uma ideia defendida por alguns grupos que afirmam que a Língua Portuguesa é preconceituosa e machista. Assim, os militantes visam uma mudança radical na norma culta do português. Por exemplo, palavras como "todos" ou "todas" são substituídas por "todes" ou "todx". Pronomes como "dele" ou "dela" são substituídos por "dili" ou "delx". Ou seja, a prática visa usar palavras neutras, nem masculinas nem femininas.