Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / CÂMARA APROVA A IMPLANTAÇÃO DA “MOTOCAIXA” NO MUNCÍPIO

CÂMARA APROVA A IMPLANTAÇÃO DA “MOTOCAIXA” NO MUNCÍPIO

por Camara Municipal publicado 01/07/2021 13h55, última modificação 01/07/2021 13h55
CÂMARA APROVA A IMPLANTAÇÃO DA “MOTOCAIXA” NO MUNCÍPIO

Dois projetos de Lei, de autoria do vereador Edwayne Aparecido Areano Arduin (Major Arduin), foram aprovados por unanimidade esta semana pela Câmara de Vereadores de Arapongas. O primeiro institui a implantação de faixa de retenção e recuo exclusivo para motocicletas nas vias públicas equipadas com semáforos no Município, a chamada “motocaixa”. A medida tem o objetivo de aumentar a segurança dos motociclistas para que possam partir após a abertura do semáforo antes que os carros, evitando a movimentação entre os veículos, como também aos pedestres que utilizam a faixa, que terão uma maior visibilidade das motos. “Com certeza, esta medida, já adotada em diversos municípios, vai fazer com que os acidentes diminuam”, disse Arduin.
    O segundo projeto aprovado dispõe sobre sistema de segurança eletrônica e alarme nos próprios públicos. Segundo explica Arduin, a medida tem por finalidade diminuir os prejuízos causados pelo vandalismo e depredação, preservando o patrimônio público e a integridade dos munícipes usuários dos serviços. Com a aprovação, torna-se obrigatório em todos os projetos de obras físicas do Município, a serem executados, que tenham agregados no seu descritivo técnico do projeto, sistema de segurança eletrônica e monitoramento, alarme e câmeras, vinculados a Central Municipal de Monitoramento, visando a proteção do patrimônio contra vandalismo e depredação, e das pessoas que irão freqüentar esses locais. “A instalação dos equipamentos de segurança eletrônica, visa monitorar 24 horas os próprios, sendo uma forma de protege-los da ação dos vândalos e criminosos de possíveis roubos e furtos, minimizando perdas e prejuízos”, completou o vereador.