Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / CÂMARA DÁ INÍCIO À IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

por Camara Municipal publicado 09/12/2021 15h45, última modificação 09/12/2021 15h43

A tecnologia da informação é uma importante aliada dos ambientes corporativos. Seus benefícios são essenciais para o atingimento de resultados financeiros positivos, aumento de produtividade e melhoria de processos. Porém, toda essa evolução só beneficia aqueles que possuem o controle dessa tecnologia por meio de gestão e metrificação dos resultados. É aí que entram as boas práticas de gestão e governança de TI.
    A governança de TI é um mecanismo de proteção, estabelecendo regras e políticas que direcionam o modus operandi da tecnologia dentro de uma empresa. Enquanto isso, a gestão se preocupa com a utilização diária das ferramentas tecnológicas nas atividades do negócio.
    Nessa linha de pensamento, o presidente da Câmara Municipal de Arapongas, Rubens Franzin Manoel (Rubão) formalizou contrato com a FAUEL (FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) para que os pesquisadores do curso de Ciência da Computação possam implantar a gestão e a governança de Tecnologia de Informação (TI).
    Este trabalho já foi desenvolvido em vários municípios da região, como Cambé, Ibiporã, Arapongas, Guaraci, Jaguapitã e Rolândia, além da prefeitura de Missal, no sudoeste do Estado. Em se tratando de Câmara Municipal, a de Arapongas será a primeira no Estado a ser atendida com o projeto.
    O coordenador do projeto, professor Rodolfo Barros, explica que as gestões municipais estão cada vez mais dependentes da TI para tomarem decisões em tempos cada vez menores. Ele exemplifica que quando há interrupção do serviço de tecnologia, fatalmente muitos processos internos são comprometidos porque a prefeitura depende deste serviço para atendimento ao cidadão. “A Câmara Municipal de Arapongas sai na frente das demais objetivando modernizar sua administração, fazendo com que a TI seja realmente estratégica”, disse o coordenador.
    Na apresentação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, na manhã destas quinta-feira (09), o professor Rodolfo Barros, responsável pela sua elaboração, falou sobre os detalhes do plano, bem como as ações estratégicas que a Câmara deverá seguir nos próximos anos, visando atender suas demandas, sempre buscando torna-la mais digital, inteligente e conectada.
    O presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens Franzin Manoel (Rubão), ressalta a importância do PDTI em parceria com a UEL. “Para se inovar, primeiro é preciso diagnosticar quais são as nossas necessidades. Foi por isso que fizemos esta parceria. Com certeza, serão diversas as ações que poderemos implementar de forma integrada e que irão se traduzir na inovação que buscamos todos os dias”, frisou Rubão.

A FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina é uma organização sem fins lucrativos, que busca utilizar os benefícios científicos, tecnológicos, culturais, sociais, econômicos e de infraestrutura da UEL a serviço de seus parceiros. A comunidade, os governos federal, estadual e municipal e empresas privadas, podem contar com o suporte da FAUEL na administração de convênios e contratos para a realização de atividades que vão desde a prestação de consultorias técnicas até a elaboração de projetos de interesse público.
  No momento a FAUEL está participando do desenvolvimento de diversos projetos abrangendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por sua natureza jurídica, a FAUEL é fiscalizada diretamente pelo Ministério Público, o que reflete em segurança e transparência na utilização de recursos.