Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / CÂMARA REINICIA ATIVIDADES LEGISLATIVAS APÓS RECESSO

CÂMARA REINICIA ATIVIDADES LEGISLATIVAS APÓS RECESSO

por Camara Municipal publicado 06/02/2024 15h57, última modificação 06/02/2024 15h57
CÂMARA REINICIA ATIVIDADES LEGISLATIVAS APÓS RECESSO

A Câmara Municipal de Arapongas realizou na segunda-feira (05), a primeira sessão ordinária do ano, marcando assim, o reinício das atividades legislativas após o período de recesso. Ao abrir os trabalhos, o presidente da Câmara, vereador Márcio Nicke, desejou bom retorno a todos, destacando que os trabalhos devem, mais uma vez, ser realizados com responsabilidade, seriedade e diálogo.  “Assim como ocorreu no ano passado, tenho certeza que em 2024 todos os vereadores desta casa trabalharão com a mesma dedicação”, comentou o presidente. “Mesmo estando em ano de eleições municipais, os vereadores não vão deixar de lado suas obrigações perante o legislativo”, acrescentou Nicke.
  Ele também destacou a parceria com o Executivo, o que possibilita que o cidadão araponguense tenha uma vida melhor e com mais dignidade. Segundo disse, o vereador só obtém o respeito se mostrar trabalho, ajudando o município a crescer, se desenvolver e expandir. “A parceria que me refiro com o Executivo diz muito do nosso trabalho. A relação entre os dois poderes é harmoniosa, sempre pensando no bem estar da população”, disse.
  Ao final da sessão, Nicke fez questão de mais uma vez agradecer aos demais vereadores e servidores da Casa pela confiança. “Minha gratidão a todos. Tenham certeza de que iremos sempre fazer um trabalho de diálogo, entendimento e, com a graça de Deus, com sabedoria, para que possamos avançar ainda mais nas questões do nosso município”, concluiu.

CÂMARA DEVOLVE AO EXECUTIVO CERCA DE 5,4 MILHÕES DE REAIS

No final do ano passado, vereadores estiveram no gabinete do prefeito Sérgio Onofre para, ao lado do presidente do Legislativo, Márcio Nicke, efetivarem a devolução das sobras do orçamento da Casa (duodécimo). A quantia devolvida ao Executivo em 2023 foi de R$ 5.337.269,36. O valor ultrapassa a quantia devolvida no ano de 2022 (R$ 5.061.000,00). Na oportunidade, o prefeito Sérgio Onofre salientou todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano, reforçando a atuação estratégica entre o Legislativo e Executivo. “Foi um ano difícil para as prefeituras de todo o Brasil, mas de muito aprendizado também. A Câmara de Vereadores exerceu um trabalho importante junto ao Executivo. Sempre que precisamos, ela esteve lado a lado”, disse o prefeito.

O DUODÉCIMO

O duodécimo corresponde aos recursos que o Poder Legislativo recebe através de repasse mensal do Poder Executivo. É utilizado para manutenção dos trabalhos, servidores e demais despesas. Cada Câmara tem total autonomia para gastar 100% do valor caso julgue necessário, no entanto, cabe à Presidência definir quais serão as prioridades e quanto será gasto pela instituição. Nessa devolução, por exemplo, a atual presidência optou por poupar gastos na Câmara e devolver dinheiro à Prefeitura para que a população seja beneficiada.