Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / EM SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS, CÂMARA APROVA REAJUSTE DE 16% AOS SERVIDORES MUNICIPAIS

por Camara Municipal publicado 27/01/2022 14h59, última modificação 27/01/2022 14h59

Em sessões extraordinárias realizadas esta semana, vereadores de Arapongas aprovaram por unanimidade um reajuste de 16% aos servidores públicos municipais, já sobre a folha de pagamento do mês de janeiro. Segundo mensagem contida no Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo, são 6,94% que deveriam ter sido dados na data-base de 2021, mais 8,76 sobre o período de abril a dezembro do mesmo ano, que daria um total de 15,7%, que foram arredondados para 16%. Com a decisão de antecipar o aumento já para a folha deste mês, a data-base dos servidores públicos, a partir do próximo ano, passa a ser janeiro e não mais abril. “Com esses 16%, nosso limite sobe para 52%, o que é uma margem que demanda cuidado permanente por parte da nossa equipe”, disse o prefeito Sérgio Onofre.
    No ano passado, o ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou decisões do TCE-PR que permitiram a revisão anual da remuneração dos servidores públicos durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19, até 31 de dezembro passado. Com esta decisão os servidores acabaram ficando no prejuízo. “Felizmente agora estamos conseguindo melhorar essa situação”, ressaltou o prefeito. Os 16% foram concedidos depois de reuniões com vereadores e com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Arapongas e Sabáudia (Sispamas).
    Para o presidente da Câmara Municipal de Arapongas, Rubens Franzin Manoel, o Rubão, mais que corrigir uma situação imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, o reajuste proposto pelo Executivo e aprovado por unanimidade pelos vereadores, demonstra que a atual administração sempre procurou valorizar o funcionalismo.