Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / MAIO FURTA-COR É APROVADO PELA CÂMARA DE ARAPONGAS

MAIO FURTA-COR É APROVADO PELA CÂMARA DE ARAPONGAS

por Camara Municipal publicado 13/06/2023 13h15, última modificação 13/06/2023 13h15
MAIO FURTA-COR É APROVADO PELA CÂMARA DE ARAPONGAS

A Câmara Municipal de Arapongas aprovou esta semana por unanimidade Projeto de Lei que institui no calendário oficial de eventos do município o mês Maio Furta-Cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. De autoria do vereador Levi Xavier, as ações de que trata o PL, agora Lei, poderão ser desenvolvidas por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, entre outras.“Importante destacar que estas ações devem priorizar a conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna; o incentivo aos órgãos da administração pública municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas sobre o tema”, disse o vereador.
 Ainda de acordo com o Levi, é importante que se esclareça a relevância da dedicação à saúde mental das mães, porquanto, apesar do forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade, e infelizmente, suicídio entre as mães. Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofrem de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação, porém não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo.

MAIO FURTA-COR – O QUE É?
 Maio Furta-Cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e apartidária que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Visa realizar ações de conscientização ao longo de todo o mês de maio, época em que é celebrado o mês das mães. Furta-Cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.