POLICIAIS MILITARES SÃO HOMENAGEADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL
Policiais militares da 7ª Companhia de Polícia Militar foram agraciados com moções de aplausos pela Câmara Municipal de Arapongas. A cerimônia, aconteceu na manhã desta quinta-feira (31) na sede da CIA. As homenagens reconhecem a bravura e a atuação exemplar dos militares durante ocorrências de grande complexidade registradas recentemente. As ações dos policiais foram destacadas pela rapidez, profissionalismo e pelo comprometimento com a segurança da população, características que motivaram o reconhecimento por parte dos vereadores. A solenidade de entrega das moções contou com a presença de autoridades civis e militares, além dos vereadores Márcio Nicke (presidente do legislativo local), Aroldo Pagan, Toninho da Ambulância, Luisinho da Saúde, Paulo Grassano, Marilsa Staub Vendrametto, Décio Rosaneli, Arnaldo do Povo e Valdecir Pardini.
OCORRÊNCIAS E POLICIAIS HOMENAGEADOS
- Moção de Aplausos e Reconhecimento aos Policiais Militares que demonstraram notável coragem, preparo e compromisso com a vida, ao salvarem um bebê recém-nascido na cidade de Arapongas, no norte do Paraná. A criança havia se engasgado durante a amamentação, colocando sua vida em risco. Graças à ação rápida e eficiente dos policiais da 7a Companhia Independente de Polícia Militar (7a CIPM), foi possível evitar uma tragédia. Atuaram na ocorrência os senhores: - Cabo QPM Diego Archetti dos Santos, - Soldado QPM lnedson Pereira da Silva Júnior, - Soldado QPM Marco Aurélio Sarauza Arruda, - Soldado QPM Leandro Cardoso de Souza, com destaque especial aos Soldados Inedson Pereira da Silva Júnior e Marco Aurélio Sarauza Arruda, que realizaram a manobra de desobstrução das vias respiratórias da criança (manobra de Heimlich), garantindo seu salvamento. Diante da importância deste gesto e do exemplo de profissionalismo e humanidade demonstrados, esta Moção busca expressar o reconhecimento e a gratidão do Poder Legislativo e da comunidade araponguense.
- Moção de Aplausos e Reconhecimento ao Soldado QPM 1-0 Thiago Dolirio Soares, integrante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, pelos relevantes serviços prestados em prol da vida e segurança da população. No dia 21 de março de 2025, durante atendimento a uma ocorrência de acidente de trânsito, o Soldado demonstrou elevado grau de preparo técnico, comprometimento e senso de urgência no cumprimento de sua missão. Ao chegar à Rua Rendeira, local do acidente, a equipe da 7' CIPM deparou-se com uma vítima apresentando fratura exposta na perna esquerda e sangramento intenso. De forma rápida, segura e eficaz, e valendo se dos conhecimentos adquiridos no curso de MARC1, o Soldado Thiago aplicou um torniquete, procedimento fundamental para a contenção do sangramento massivo. Tal intervenção foi decisiva para garantir à vítima maiores chances de sobrevivência até a chegada da equipe médica, evidenciando não apenas sua preparação técnica e serenidade em situações críticas, mas também o verdadeiro compromisso com o bem maior que a Polícia Militar do Paraná tem o dever de preservar: a vida humana. Sua conduta dignifica a farda que enverga e serve como exemplo a ser seguido por todos os integrantes da corporação, reforçando a confiança da população na atuação da Polícia Militar.