Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / PROCURADORIA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE PROMOVE PALESTRA PARA ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL

por Camara Municipal publicado 07/11/2023 16h11, última modificação 07/11/2023 16h11

Com diálogo aberto e acesso à informação, através da Procuradoria Especial da Criança e do Adolescente – vinculado à Câmara Municipal de Arapongas e com apoio da Prefeitura, por meio de ação integrada do Comitê Intersetorial da Primeira Infância, o vice presidente da câmara, Marcelo Júnio, realizou na última semana, um encontro com adolescentes da Rede Estadual do município, no Cine Teatro Mauá. Na oportunidade foram tratados temas como educação sexual, métodos contraceptivos, saúde, fase da adolescência, maternidade e paternidade precoce, além de responsabilidades orçamentarias e jurídicas que nortearam o tema principal da palestra: “Paternidade e Maternidade na adolescência”.
  O encontro contou com a participação da médica residente em ginecologia e obstetrícia, Dra. Karen Fernanda de Deus Dantas Gionco e do secretário de Governo e também advogado, Dr. Rafael Cita. Mais de 300 estudantes acompanharam as palestras. Da perspectiva médica, a Dra. Karen abordou questões sobre este período de transição no desenvolvimento físico e psicológico, em que o ser humano deixa de ser criança e começa a entrar na idade adulta. “É importante termos um diálogo aberto com os jovens, especialmente nesta fase marcada pelo início da puberdade, com alterações ao nível dos órgãos sexuais e de características como a altura, o peso e a massa muscular, entre temas como sexualidade e métodos contraceptivos, IST’s, entre outros”, salientou.
  Já com uma abordagem jurídica, dr. Rafael Cita falou de maneira simplificada e direta sobre responsabilidades, direitos e deveres jurídicos já na adolescência. “Os jovens já têm suas obrigações e responsabilidades. A maternidade e paternidade precoces e as relações familiares devem ser debatidas de forma clara. O acesso à informação é fundamental. Além de ouvir e estar atento aos anseios dos jovens”, falou.
  Por fim, o vereador Marcelo Junio disse que as iniciativas buscam fortalecer um vínculo de proximidade com os jovens da comunidade. “É uma fase desafiadora. Por isso, é importante que as ações de políticas públicas cheguem até os nossos jovens”, salientou.