PROCURADORIA DE DEPENDENTES QUÍMICOS PARTICIPA DA SEMANA DE LUTA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
O responsável pela Procuradoria Especial de Dependentes Químicos da Câmara Municipal de Arapongas, vereador Cecéu, e o assessor especial, Carlos Alberto da Silva, participaram nesta quarta-feira (20), da programação alusiva à Semana Nacional de Luta da População em Situação de Rua, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), cujo objetivo é dar visibilidade e promover a garantia de direitos. Cecéu foi recebido pelo coordenador do Centro Pop, Alisson Molinari.
A programação, de acordo com Cecéu, reúne atividades culturais, educativas, esportivas e de saúde, buscando sensibilizar a sociedade sobre a realidade e os desafios enfrentados por pessoas em situação de rua; promover inclusão social e cidadania, fortalecendo vínculos e estimulando a convivência comunitária; oferecer orientações e informações por meio de palestras sobre dependência química, higiene pessoal e cuidados com a saúde; ampliar o acesso a serviços públicos essenciais, como saúde, assistência social e elaboração de currículos para inserção no mercado de trabalho; e valorizar a dignidade humana, incentivando o respeito, a solidariedade e a construção de oportunidades.
A Semana conta também com o apoio das secretarias municipais de Saúde; de Esporte; da Cultura, Lazer e Eventos; e de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda; e de Segurança Alimentar e Nutricional.
ENDEREÇO
O Centro Pop de Arapongas atende na Rua Drongo, nº 445, Vila Cascata.
TELEFONE
Centro POP - (43) 3902-1769
Abordagem Social – (43) 99149-9209.
A escolha de 19 de agosto faz referência direta ao trágico “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, em São Paulo. Naquele episódio, sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, evidenciando a vulnerabilidade e a violência enfrentadas por essa população.
Com a sanção da lei, o objetivo é dar maior visibilidade à luta contra a invisibilidade e a violência que permeiam a vida das pessoas em situação de rua. Além disso, a medida busca reforçar a importância da inclusão dessa população em políticas públicas essenciais, como moradia, saúde, educação e assistência social.
(Obs.: com informações da Ass. Imprensa da Pref. Mun. de Arapongas)