Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / PROCURADORIA DE DEPENDENTES QUÍMICOS PARTICIPA DA SEMANA DE LUTA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

PROCURADORIA DE DEPENDENTES QUÍMICOS PARTICIPA DA SEMANA DE LUTA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

por Camara Municipal publicado 20/08/2025 15h43, última modificação 20/08/2025 15h43
PROCURADORIA DE DEPENDENTES QUÍMICOS PARTICIPA DA SEMANA DE LUTA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

O responsável pela Procuradoria Especial de Dependentes Químicos da Câmara Municipal de Arapongas, vereador Cecéu, e o assessor especial, Carlos Alberto da Silva, participaram nesta quarta-feira (20), da programação alusiva à Semana Nacional de Luta da População em Situação de Rua, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), cujo objetivo é dar visibilidade e promover a garantia de direitos. Cecéu foi recebido pelo coordenador do Centro Pop, Alisson Molinari.
A programação, de acordo com Cecéu, reúne atividades culturais, educativas, esportivas e de saúde, buscando sensibilizar a sociedade sobre a realidade e os desafios enfrentados por pessoas em situação de rua; promover inclusão social e cidadania, fortalecendo vínculos e estimulando a convivência comunitária; oferecer orientações e informações por meio de palestras sobre dependência química, higiene pessoal e cuidados com a saúde; ampliar o acesso a serviços públicos essenciais, como saúde, assistência social e elaboração de currículos para inserção no mercado de trabalho; e valorizar a dignidade humana, incentivando o respeito, a solidariedade e a construção de oportunidades.
A Semana conta também com o apoio das secretarias municipais de Saúde; de Esporte; da Cultura, Lazer e Eventos; e de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda; e de Segurança Alimentar e Nutricional.
ENDEREÇO
O Centro Pop de Arapongas atende na Rua Drongo, nº 445, Vila Cascata.
TELEFONE
Centro POP - (43) 3902-1769
Abordagem Social – (43) 99149-9209.
A escolha de 19 de agosto faz referência direta ao trágico “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, em São Paulo. Naquele episódio, sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, evidenciando a vulnerabilidade e a violência enfrentadas por essa população.
Com a sanção da lei, o objetivo é dar maior visibilidade à luta contra a invisibilidade e a violência que permeiam a vida das pessoas em situação de rua. Além disso, a medida busca reforçar a importância da inclusão dessa população em políticas públicas essenciais, como moradia, saúde, educação e assistência social.

(Obs.: com informações da Ass. Imprensa da Pref. Mun. de Arapongas)