Você está aqui: Página Inicial / Câmara / Notícias / VEREADORES COBRAM SANEPAR E APROVAM MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA A EMPRESA

VEREADORES COBRAM SANEPAR E APROVAM MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA A EMPRESA

por Camara Municipal publicado 22/08/2023 14h25, última modificação 22/08/2023 17h17
VEREADORES COBRAM SANEPAR E APROVAM MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA A EMPRESA

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Arapongas desta segunda-feira (21), entre os diversos assuntos debatidos, teve, como principal deles, a discussão, críticas e cobranças em relação aos serviços prestados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no município. Tanto que uma Moção de Repúdio pelo recorrente problema de abastecimento de água em Arapongas, foi aprovado por unanimidade.De acordo com o requerimento solicitando a aprovação da Moção de Repúdio, apresentado pelo vereador Major Arduin, e assinado por outros dez vereadores, é inadmissível que uma empresa responsável pelo fornecimento essencial desse recurso tão fundamental para a vida humana não seja capaz de garantir um serviço digno e regular aos cidadãos araponguenses. “A escassez constante tem causado transtornos significativos à população, comprometendo suas atividades diárias, bem como a higiene pessoal e doméstica”, diz Arduin no documento.Nos debates durante a sessão, os vereadores confirmaram que têm recebido inúmeras reclamações sobre as frequentes interrupções no fornecimento, sem aviso prévio ou justificativa plausível por parte da SANEPAR. Tal situação, segundo eles, demonstra negligência e descaso com os direitos básicos dos moradores de Arapongas.Ainda durante a sessão, os edis lembraram que alguns deles estiveram em Curitiba no mês de maio em um encontro com diretores da Sanepar, justamente para cobrar soluções imediatas em função da constante falta de água em diversos bairros do município, principalmente os localizados na região da Zona Sul. “Sem querer fazer um trocadilho, a “gota d’água” deu-se nesse fim de semana. Praticamente toda cidade sofreu com a interrupção no abastecimento sem que a empresa se prestasse a dar qualquer esclarecimento. Dizem que faltou energia elétrica por causa das chuvas de sexta-feira e que isso teria afetado o abastecimento. Que a empresa compre um gerador para quando isso acontecer”, enfatiza Arduin.Também no requerimento assinado pelos vereadores, é ressaltado que o pagamento das tarifas é realizado pontualmente pelos consumidores, cabendo à companhia cumprir sua obrigação contratual ao garantir o abastecimento contínuo e adequado da água potável em todos os bairros do município.Para o presidente da Câmara, vereador Márcio Nickenig (Nick), a população não pode continuar sofrendo com o problema da Sanepar. Segundo ele, o direito básico à água é inalienável e deve ser garantido pela empresa que diz ser comprometida com seu papel social. “Nós, como vereadores, que representamos diretamente os interesses da população, temos questionado com considerável frequência as ações, projetos e investimentos da Companhia, sempre com intuito de melhorar o sistema de abastecimento de água no município”, disse o presidente do legislativo.